segunda-feira, 5 de julho de 2010

Um plano de aula



PREFEITURA MUNICIPAL DE SÁTIRO DIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE MÉDICI
PERIODO: 2 AULAS HORÁRIO: 12:50 À 2:20
LOCAL: POVOADO BELA VISTA – SÁTIRO DIAS -BA
ANO LETIVO 2010 FUNDAMENTAL II Nº DE ALUNOS: 20
ÁREA: EXATAS PROFESSOR: JOSÉ RAIMUNDO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE – 5ª
TURMA: A SALA: 03 TURNO: VESPERTINO

PLANO DE AULA

1- IDÉIA CENTRAL A SER ABORDADA NA AULA
A função social do estudo da Matemática em sua essência é que seja permitido ao aluno compreender a realidade que esta inserido, desenvolvendo suas capacidades cognitivas e sua confiança para enfrentar desafios, de modo a ampliar os recursos necessários para o exercício da cidadania, ao longo do processo de ensino aprendizagem. A Matemática também faz parte da vida das pessoas como criação humana, ao mostrar que ela tem sido desenvolvida para dar respostas às necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e aqui leva em conta a importância de se incorporar novas tecnologias de comunicação. No cotidiano das pessoas é preciso por exemplo quantificar, calcular, localizar objetos no espaço, ler gráficos e mapas, fazer previsões. Mostrar que é fundamental superar a aprendizagem centrada em procedimentos mecânicos, indicando a resolução de problemas como ponto de partida da atividade matemática desenvolvida em sala de aula. Na contemporaneidade está associada principalmente ao uso que se faz desta via leitura, embora se possa também considerar outras habilidades comunicativas, em função das condições existentes no contexto escolar; nesta deve existir a possibilidade de aumentar a percepção do aluno enquanto ser humano e enquanto cidadão, sua capacidade de se engajar e engajar outros no discurso, de modo a poder agir no mundo social e a importância que exerce sobre o cotidiano das pessoas.
Nesta perspectiva é preciso que se resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos,como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis; que se utilize os diferentes significados e representações dos números naturais, inteiros, racionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas, em contextos sociais, matemáticos ou de outras áreas do conhecimento de acordo com a serie que esta inserido.
Ter noções básicas do nível de desenvolvimento destas competências em cada aluno será de fundamental importância para que se possa ajudar a construir o conhecimento que se precisa para o nível e série em que se encontra cada educando. Considerando esses aspectos discursivos a referida aula irá abordar a temática ou bloco de conteúdos dos números e operações , mas especificamente a operação divisão usado o lúdico como forma de apresentação.

2- OBJETIVOS GERAIS
• Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
• Utilizar os diferentes significados e representações dos números naturais, inteiros, racionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas, em contextos sociais, matemáticos ou de outras áreas do conhecimento de acordo com a serie que esta inserido.

3- OBJETIVO ESPECÍFICO
• Efetuar cálculos de divisão usando estratégias de cálculo mental e com registro.
• Usar do conhecimento adquirido das outras operações para bolar estratégias de facilitação no momento de efetuar os cálculos necessários.

4- CONTEÚDO
Estarão envolvidos dentro deste processo os seguintes conteúdos:
• Números e Operações
- Operação: Divisão de Número Naturais

5- ESTRATÉGIAS
As aulas serão desenvolvidas mediante exposições orais, análise de e desenvolvimento de atividades escritas(os registros dos alunos feitos durante a atividade)minuciosamente pensadas para exploração e observação das habilidades construídas por cada aluno de acordo com nível que se encontra. Serão exploradas, jogo: TRILHA DO RESTO, imagens e ilustrações em miniaturas e no tamanho de um painel que será exposta no centro da sala, serão recolhidas as anotações para serem analisadas posteriormente pelo professor e preenchimentos de fichas dadas pela coordenação pedagógica para tomada decisões e construção de novas estratégias de trabalho de acompanhamento posterior.


6- RECURSOS
Teremos como recursos para o desenvolvimento dos trabalhos: A oralidade, fotocópias, internet, computador, impressora, papel metro, pincel atômico, tesoura, dados confeccionados pelo professor usando dobraduras, marcadores, recortes, quadro negro e seus elementos de uso, material didático do aluno.

7- AVALIAÇÃO
O processo de avaliação acontecerá através da observação da participação dos alunos na atividade seja na parte prática, oral ou escrita desenvolvidas durante as duas aulas ou outros momentos que haver algo voltado par essa discussão. Haverá, análise e preenchimento de fichas que serão entregues a coordenação pedagógica e discutidas posteriormente encaminhadas à SEDUC, acompanhadas pele coordenação desta instituição e dada o devido suporte ao professor para que se adquira o máximo de desenvolvimento do aluno em cada série e durante todo ano letivo. Como critérios pré-estabelecidos pelo professor teremos: esse trabalho será em grupo, todos devem participar de forma direta ou indireta, deve haver cooperação e respeito durante a execução da atividade, os alunos devem fazer perguntas, anotações e ajudar seus parceiro de grupo ao mesmo tempo que deve respeitar as limitações dos que sentem dificuldades, deve apresentar coerência em suas respostas ou interesse em aprender.alem de outras formas de ações que poderão ser modificadas dependendo da aceitação da turma em relação atividade..


8- REFERÊNCIAS BIBIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental, PCN – MATEMÁTICA, Brasília, 2001.


ANEXOS

1- DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PROPOSTA:
O jogo Trilha do Resto envolve o algoritmo e as propriedades da divisão. O jogo é composto por um tabuleiro numerado em forma de trilha, um dado comum e algumas peças para marcar a posição dos jogadores. A competição ocorre entre 3 ou 4 alunos. Nas rodadas, cada jogador, na sua vez, jogou o dado e efetua a divisão do numero da casa em que esta posicionado pelo numero que saiu no dado. O número de casas que se ia andar é igual ao resto da divisão efetuado. O jogador seria aquele que chegasse primeiro ao fim da trilha. Os tabuleiros nesta primeira etapa foram fotocopiados por mim, os marcadores foram usados de algumas peças de emborrachados que já tínhamos disponível na escola. O vencedor de cada grupo ganho um brinde surpresa, um lápis com borracha, por exemplo.
A metodologia de aplicação deste jogo é dividir os grupos e deixar os alunos jogarem livremente. Os cálculos devem ser efetuados em uma folha de papel, sendo expostos pelos alunos e acompanhados pelo professor durante a execução do jogo e orientado os integrantes de cada grupo a se auto-ajudarem e verificar a correção. Durante a execução o professor pode dar sugestões de estratégias de raciocínio que facilitassem a chegada ao resultado de forma mais rápido e seguro.
É normal o apresentar o jogo à classe alguns alunos se mostraram-se um pouco dispersos, principalmente os que não sabem a divisão. Mas procure incentivar a se destacaram como os sabem as 4 operações e tem excelentes estratégias de raciocínio lógico. Estes podem até dar dicas aos colegas possibilitando assim a solidariedade e competição saudável entre o grupo. De modo que seja possível perceber que todos os grupos, os jogadores ajudem uns aos outros e, quando as duvidas surgiram e que não possam ser respondidas por nenhum membro do grupo estas eram encaminhadas ao professor, que deve explicar para todo grupo. É possível inclusive que alguém passe a entender como funciona a Divisão através da realização do jogo. Mas caso isso não aconteça incentive aos que ainda não dominam a técnica de divisão através do calculo no papel, a praticar mais e ter mais atenção principalmente em cálculos mentais mais elevados incentivando a usar neste momento o calculo no papel.

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