segunda-feira, 5 de julho de 2010

A avaliação em discussão

Alguns professores contemporâneos parecem confundir-se com a aplicação dos testes das mais variadas formas e, até fazem criticas destrutivas em relação a sua aplicação em alguns casos, mas sem esse tipo de instrumento,por exemplo, o psicólogo não seria capaz de fazer qualquer afirmação científica do comportamento humano. Talvez seja pelo fato das ciências serem conhecidas por suas técnicas que lhes permitem aplicações e resultados visíveis. Assim, como o público tende a ver os antibióticos como capazes de curar todas as infecções, por analogia, também à considerar os testes como recursos infalíveis para conhecer as pessoas e suas aptidões. No entanto, assim como o médico é obrigado a conhecer a potencialidade dos remédios e a levar em conta suas contra-indicações, da mesma forma o psicólogo deve saber, não apenas as vantagens dos testes, mas, também os limites de sua utilidade e validade. Do contrário, correrá o risco de apresentar diagnósticos falsos ou deformados, pois estariam baseados em resultados falhos e incompletos. Desde que atendidas as pré-condições de sua aplicação, e que o psicólogo examinador assim como o professor tenha conhecimento, domínio da aplicação e da avaliação, os testes se instalam como referencial que elimina boa parte da “contaminação” subjetiva das suas percepção e julgamento. É importante ressaltar a condição dos testes como mais um recurso que auxilia o profissional da saúde, educação ou outras área na compreensão e fechamento das considerações a respeito de um examinando, seja em processo seletivo (exame psicológico ou psicotécnico), avaliação psicológica e psicodiagnóstico ou exame de conhecimentos cognitivos desde que se aplique a técnica adequada no momento de avaliar. As demais formas de avaliação também podem ser bons instrumentos desde que sejam aplicados adequadamente. Cada forma possui elementos positivos que sendo bem aproveitados irão surti efeitos positivos. Ao fazer uma argumentação comparação entre o trabalho do professor e do psicólogo tive a intenção de mostrar a importância do trabalho de ambos dentro dos seus contextos de interpretação. Podemos também citar aqui a importância também dos relatórios e ensaios, bem como dos portfólios. Nos relatórios se tem uma visão detalhada a respeito de algo, com opiniões organizadas e fundamentadas dentro de um processo. Muito eficiente também pois em alguns casos dispensa até uma nota através de números sem no entanto deixar de emitir os devidos conceitos que podem servir para ajudar dentro de outros processo de avaliação. No portfólio, temos uma visão detalhada de atividades desenvolvidas dentro de um processo sendo assim possível acompanhar com segurança a pessoa avaliada em seu processo de evolução. Detalhe importante: não dispensa as outras formas de avaliação, podem ser usadas de maneira paralela. Pode servir para manter organizados os testes aplicados e os relatórios emitidos. Isso dar a quem avalia uma segurança maior na apresentação dos resultados obtidos e mais veracidade nestes resultados, pois estarão apresentados mediante provas concretas. Os instrumentos de avaliação são de modo geral, de relevante significação. Contudo devem ser utilizados em seus diversos aspectos ; não apenas periodicamente. Daí a importância dos processos avaliativos de acompanhamento, o que permite a correção e intervenção no processo de aprendizagem, além do arquivo de produções do aluno como referencial no processo de construção de saberes e mesmo de somatória para o alcance índice médio necessário à sua promoção para a série posterior.

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