Cada uma das tendências educacionais possuem características específicas que ao compreendermos estaremos entendendo também uma serie de problemas educacionais existe na história da educação e estaremos nos preparando para que novos erros sejam cometidos e tenhamos acima de tudo uma educação de melhor qualidade. Veja as principais características de cada uma delas abaixo:
São principais características da Escola Tradicional:
São principais características da Escola Tradicional:
- Educação rígida e muito bem conceituada, tem uma formação, não só cultural como espiritual para alguns;
- Para outros métodos de ensino arcaico, ultrapassado, responsável pelo desinteresse generalizado e evasão escolar.
- Professores desestimulados por baixos salários;
- Sistema ineficiente de segurança, colocando em risco a integridade física e moral dos alunos e professores;
- Falta de investimentos governamentais para modificar este quadro.
- Para outros métodos de ensino arcaico, ultrapassado, responsável pelo desinteresse generalizado e evasão escolar.
- Professores desestimulados por baixos salários;
- Sistema ineficiente de segurança, colocando em risco a integridade física e moral dos alunos e professores;
- Falta de investimentos governamentais para modificar este quadro.
São principais características da Escola Nova:
Educação integral (intelectual, moral, física); educação ativa; educação prática, sendo obrigatórios os trabalhos manuais; exercícios de autonomia; vida no campo; internato; co-educação; ensino individualizado. Para tanto as atividades são centradas nos alunos, tendo em vista a estimulação da iniciativa. Escolas de métodos ativos: Montessori e Decroly Montessori estimulam a atividade livre concentrada, com base no princípio da auto-educação. Decroly observa, de maneira pertinente, que, enquanto o adulto é capaz de analisar, separar o todo em partes, a criança tende para as representações globais, de conjunto. Resta lembrar outros riscos dessa proposta: o puerilismo ou pedocentrismo supervaloriza a criança e minimiza o papel do professor, quase omisso nas formas mais radicais do não-diretivismo; a preocupação excessiva com o psicológico intensifica o individualismo; a oposição ao autoritarismo da escola tradicional resulta em ausência de disciplina; a ênfase no processo faz descuidar da transmissão do conteúdo.
São principais características da escola ativa comportamentalista:
Na escola ativa, partilhamos de um modo de trabalho pedagógico onde a escola representa um caminho atraente e estimulante, oferecendo abordagens interativas e inovadoras, contemplando estudos de meio, dinâmicas, oficinas e vivências concretas que ampliam o universo cultural e o repertório cognitivo de nossos alunos.Quanto ao Comportamentalismo, tratou-se originalmente de uma iniciativa para construir uma teoria geral que contemplasse as leis de regularidade e uniformidade do comportamento humano, em que estivessem descritas as relações entre as respostas emitidas por um organismo e os estímulos ambientais. O Comportamentalismo ensina como instalar respostas novas e modificar padrões de respostas já existentes, o que o torna, em suma, um paradigma facilmente aplicável à educação. Skinner, o responsável por essa teoria elaborou propostas bem delineadas para o ambiente escolar, como o "ensino programado" e o emprego de "máquinas de ensinar".
São principais características da escola construtivista:
Na primeira vertente, caracterizada como "interpretação construtivista radical do processo de ensino-aprendizagem", o desenvolvimento operatório torna-se o objetivo único e exclusivo da educação, conferindo à Epistemologia Genética o papel de "uma espécie de psicologia aplicada à educação", disciplina norteadora do processo educacional. Na segunda, chamada "desajuste ótimo", a ênfase desloca-se para a compreensão do processo educacional e suas questões específicas, como o valor social e cultural dos conteúdos escolares e da prática pedagógica, deixando aos saberes oriundos da Psicologia Genética a tarefa de contribuir para elaborar mais adequadamente os conhecimentos a serem ensinados – por exemplo, no trabalho de seleção e ordenamento destes conhecimentos de acordo com as diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo dos educandos.
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