segunda-feira, 5 de julho de 2010

Organização do Trabalho Pedagógico – Primeiras Leituras – Uma viagem pelas Tendências Educacionais

A Escola Nova

O final do século XIX aos primeiros 20 anos do século XX,houve um processo livre para discussão,critica,participação e outros meios que concretizou a fuga da escola tradicional para a escola nova.O aluno passou a usar a democracia em sala ,tendo liberdade de forma diversificada em reações intelectuais,física, social ,chegando até ele o direito de saber ouvir e opinar discordando ou concordando dentro dos limites oferecido.Com a introdução da escola nova,é bem provável que concedeu ao aluno o estimulo para pesquisar,descobrir ,filosofar e até mesmo enxergar o mundo de forma ampla e ilimitada,ou seja foi lhe dado o direito de voar sem impedimento.
Certamente a escola nova contribuiu muito para o desenvolvimento e avanço da tecnologia com a utilização do ato de pensar ,de agir e de expor idéias construtivas.
Quando o professor conduz o processo de aprendizagem partindo da experiência do aluno, é prova da liberdade democrática em sala de aula.A participação ativa do aluno em sala, ajuda no empenho do professor, pois passa a haver uma interação entre aluno x professor e vice versa.
A Escola Ativa
Assim como a escola nova, a escola ativa também surgiu como reação á escola tradicional,onde o professor passa a ter o papel de facilitador,ou seja,busca meios para facilitar o aprendizado do aluno.Com essa introdução ,percebe-se na leitura de textos e livros que professor e aluno começam a andar no mesmo barco,ou seja, começam a aprender juntos. Isso porque a liberdade para pensar e agir começa a fazer parte desse meio , o que se torna facilitador também para o professor.
A Escola comportamentalista

Como reação ás escolas nova e ativa, a escola comportamentalista traz como fonte principal de inspiração a psicologia behaviorista que quer dizer –behavior =comportamento.O professor tem como função nessa escola observar se os alunos conseguem atingir os objetivos esperados, implicando assim um controle absoluto em todas as etapas do processo de ensino com avaliações infalíveis.

A escola construtivista

Surgiu na década de 1960, com objetivo de ensinar aos alunos o processo de sua própria aprendizagem. Certamente com essa modalidade, o professor foi obrigado a estabelecer estratégias de ensino, pois era necessário ensinar o aluno a aprender, havendo assim uma diversificação dos conteúdos curriculares. Lembrando que a escola construtivista aparece associada ás contribuições no domínio da psicologia cognitivista de Piaget, Bruner, Novak, Ausebel e outros colaboradores. Esse tipo de escola leva o professor a conhecer as principais leis evolutivas e de aprendizagem para adaptá-las á sua prática pedagógica, onde cuja atividade gira em torno de um projeto educativo comum e um projeto curricular sistematizando a vida da escola, tendo, portanto um currículo aberto e flexível.

Adalberto Viana

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